Postagens populares

Translate to your language.

sábado, 6 de novembro de 2010

Novelas Globais.

Para esse post escolhi esse assunto, pois ele tem estado sempre na boca do povo e nas principais revistas do Brasil e até do mundo. As novelas da Rede Globo sempre foram o ápice da audiência da emissora. 


Comecemos então pela novela jovem, Malhação. 
Exibida na emissora desde 1995. Claro que não me lembro da novela desde seu início, mas me lembro muito bem que ela fazia parte da minha rotina. Os núcleos eram sempre estruturados e as personagens com personalidade. Diga-se o Cabeção que permaneceu na novela entre 2000 e 2005. Atualmente a novela vem sendo criticada por muitos, criando sempre estórias repetitivas ano após ano. 
No início, o adolescente pobre se apaixona pela adolescente rica, depois de muitas brigas. Os ex-namorados dessas personagens se rebelam e fazem de tudo para acabar com isso. No fim, os maus se tornam bons e os personagens principais ficam juntos e vão embora da novela ou se tornam quase figurantes na próxima temporada. 
É claro que Malhação é a porta principal dos atores de primeira viagem. Grandes atores da atualidade nasceram dela. Como Cauã Reymond, Nathalia Dill e Fernanda Vasconcellos.
Mesmo assim, a repetição dos acontecimentos vem levando a novela a cair sempre mais. Apenas os mais jovens que não acompanham a novela a muito tempo e não sabem o quanto era boa, ainda a assiste.


___________________________________________________________________________________

Novela das seis, Araguaia.
O lugar é lindo, as personagens simpáticas e interessantes, apesar de um pouco clichê. A estória envolve muitos elementos interessantes como o misticismo. 
Os atores renomados dão um ar especial a novela. Eu apesar de acompanhar pouco a novela, gosto muito quando assisto. 
O personagem principal, o galã com rosto de Cowboy, Solano Rangel, interpretado por Murilo Rosa. Vive um triângulo com Estela (Cléo Pires) e Manuela. Estela que até o momento vem exibindo um papel de mocinha, bondosa e humilde. Se tornara a vilã da novela. Infernizando a vida dos personagens Solano e Manuela. Essa novela apesar de ter poucos seguidores fieis, tem um grande potencial.


___________________________________________________________________________________
Novela das sete, Ti-Ti-Ti.
Sem dúvida, o maior acerto da globo atualmente. A novela exibida inicialmente em 1985/1986, vêm tendo uma grande audiência e um reconhecimento grande do público. Vêm sendo o grande Ti-ti-ti das pessoas. Os personagens são todos carismáticos e a estória muito bem escrita. Murilo Benício e Alexandre Borges têm esbanjado talento. O núcleo do humor fica por conta Jacqueline Maldonado (Cláudia Raia) e sua filha Taísa (Fernanda Souza). Com bons núcleos, a novela vem crescendo no gosto das pessoas. E eu me arrisco a dizer, com quase certeza, vem fazendo mais sucesso que a das oito.
Ti-ti-ti é o ponto de segurança da Globo e sem dúvida daria uma bela novela do horário nobre.


___________________________________________________________________________________
Novela das oito, Passione.
A novela que no início prometeu muito pelos seus grandes atores, agora vem tomando um rumo tanto deprimente. O núcleo mais engraçado da novela, que ficava por conta de Gemma se tornou quase apenas figurantes. O triângulo de Berilo, se tornou repetitivo, porém ainda tira algumas gargalhadas. O que ainda permanece melhor que no início é a estória de Olavo e Clô. A atriz deu uma alma a personagem e isso lhe deu um grande reconhecimento com o público. 
Silval continua o mocinho; o casal de amantes, Stela e Agnello continua no seu romance proibido. Totô e Clara continuam na mesma. Essa agora, não passa de uma garçonete do restaurante. Sem papel importante na trama. Felícia por outro lado vem crescendo e tomando seu lugar não só na novela como com o público.
Os vilões parecem ter desaparecidos e a novela vem decaindo muito. A trama vem se tornando repetitiva demais e o público se enchendo cada vez mais dela. 
Passione que prometia muito, não passa agora de apenas mais uma novela. Que em pouco tempo será esquecida. Diferente de tantas outras, que ficaram na memória das pessoas. 

Cinema Brasileiro.

Bom, para o primeiro post escolhi esse assunto que causa tanta polêmica e diferentes olhares da população brasileira. 
Tenho que confessar, para começo de conversa, que detestava o cinema brasileiro contemporâneo. Mas, que isso mudou de tempos para cá. 
Tenho que enumerar que o cinema brasileiro já foi muito popular, e que isso vem crescendo no Brasil ultimamente. Diferente de alguns anos atrás em que os cinemas brasileiros exibiam apenas filmes norte-americanos. 

Tenho ainda uma certa visão de repulsa aos besterois brasileiros. Filmes que envolvem estórias boas e bem estruturadas, mas, que acabam caindo naquele assunto clichê, sexo.
Você começa a assistir o filme com atores renomados, com grande talento. Outros que você nunca viu, mas gosta das suas atuações. A trama lhe chama a atenção. A língua facilita muito as coisas, o humor é bom e do cotidiano, mas depois acaba caindo nesse clichê: "Sexo, amor e traição". É claro que isso não é só um problema do cinema brasileiro; muitas vezes estamos vendo algum filme e do nada inserem imagens picantes no filme. Eu não entendo a razão para isso acontecer, acho dispensável.  
A estória toda se desmantela, caí e se torna até mesmo vulgar. Inserir cenas de sexo em filmes de comédia se tornou quase indispensável para os roteiristas. Não concordam? 
Mas, alguns filmes brasileiros, vêm me dando grande orgulho. Criando um humor limpo, por assim dizer. Um humor simples com coisas do dia-a-dia, e quem geram no espectador, uma sensação de identificação. Poucas pessoas transam com o marido da amiga, ou com a mulher do amigo. Mas, todos sabem o quanto é difícil andar de ônibus ou andar nos mercados.
O uso de atores com vertente para a comedia ajuda, como a atriz Marieta Severo ou o famoso Jim Carrey que já tem rosto de comediante.

Posso citar como trabalhos brasileiros que eu admiro é o infelizmente extinto Sai de Baixo e A Grande Família. Programas de humor que não usam de imagens sexuais para fazerem sucesso. Textos bem escritos e personagens com os quais você se identifica. Espero realmente que o cinema brasileiro cresça, mas sem precisar usar imagens de sexo e violência em seu roteiro. 
Tchau.